Skip to main content
medicina robótica

Futuro da saúde — Medicina Robótica

medicina robótica

Entenda o que é, como funciona e quais os benefícios de contar com a tecnologia na medicina.

A tecnologia evolui muito nos últimos anos, impactando a sociedade de inúmeras maneiras, incluindo o futuro da saúde, com o que chamamos de medicina robótica, uma nova realidade que inclui o desenvolvimento de nanorobôs para realizar diferentes etapas de um procedimento médico, como diagnósticos e medicação.

Com a inovação desses sistemas, a medicina robótica passou a oferecer inúmeros benefícios para os médicos e instituições de saúde, disponibilizando procedimentos mais precisos e reprodutíveis, tornando algo mais seguro, rápido e sem causar dores ou traumas aos pacientes.

 

O que é a medicina robótica?

Os avanços da medicina ao longo dos anos deixaram muitos marcos significativos na humanidade, e a tecnologia como auxílio também é um deles, funcionando como robôs-cirurgiões ou até mesmo em softwares médicos, facilitando a gestão de consultórios, cirurgias e oferecendo uma melhor assistência médica.

É importante destacar que o uso da robótica em tantas áreas da medicina não substitui o papel dos médicos, na verdade, só funcionam com excelência com o auxílio humano, tendo os equipamentos como extensão dos cirurgiões, auxiliando em momentos cruciais e acompanhando na execução.

 

Como funciona a medicina robótica?

A medicina robótica oferece diferentes habilidades, como no caso do escalonamento de movimentos, que torna cirurgias mais precisas e seguras, assim como a capacidade de girar em sete eixos diferentes, todos em 360 graus, acessando também regiões do corpo que seria de grande dificuldade para um humano.

Entre as inúmeras funções, a medicina robótica também pode ser aplicada em outros segmentos, como:

Telerobótica: uma ramificação da telemedicina, que usa a tecnologia de comunicação e informação na área da saúde, com a possibilidade de um profissional realizar um procedimento à distância, desde que haja a presença de um médico no local, que possa ser auxiliado por outro especialista.

Análise de dados: com o auxílio de informações personalizadas, é possível trazer mais inteligência à prática em saúde, podendo avaliar, agrupar e classificar cada dado, otimizando a rotina médica e auxiliando na tomada de decisões mais assertivas.

 

Principais benefícios da robótica na medicina

Com ampla aplicação na medicina, a tecnologia é um fator importante para o futuro da saúde, oferecendo diversas vantagens, que vão do uso de simulações em computadores, criação de chatbots para atender pacientes, a rotina em clínicas e hospitais, e oferecendo uma experiência melhor para todos os clientes e pacientes.

Além disso, a robótica pode ser aplicada na medicina e oferecer diferentes benefícios, como:

  • Recuperação acelerada dos pacientes;
  • Estudo profundo dos casos e risco reduzido de sequelas;
  • Possibilidade de executar movimentos difíceis com a tecnologia que são mais difíceis para os seres humanos;
  • Uso de microcâmeras e visão 3D ampliada para obter qualidade de imagem dos pacientes;
  • Acesso a cirurgias minuciosas com ampla possibilidade de movimentos.

 

Como contar com o auxílio da tecnologia na medicina?

Relacionar dados que impactam em resultados expressivos, tanto na maneira de cuidar dos pacientes quanto diagnosticar doenças e realizar procedimentos é uma missão desafiadora para a medicina, que precisa cada vez mais contar com o auxílio da tecnologia.

A TopDown nasceu em 1985 com o objetivo de desenvolver sistemas de alto nível de flexibilidade, aliando tecnologia de ponta para uma gestão mais eficiente e capaz de auxiliar os mais diversos negócios, como a medicina, oferecendo soluções inovadoras e soluções sob medida para saúde e outros segmentos.

Com o TopSaúde Médico, você conta com uma solução que otimiza processos, reduz falhas e riscos na gestão e gera resultados. Saiba como inovar e conheça mais sobre os nossos sistemas clicando aqui.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *