Skip to main content
internet das coisas

Internet das coisas — Avanços na área da saúde

internet das coisas

Entenda o que é e como funciona a internet das coisas como auxílio para cuidar dos seus pacientes.

A Internet of Things, ou IoT, é o termo em inglês para Internet das Coisas, é um termo que foi proposto pela primeira vez há duas décadas com a pretensão de revolucionar as operações de todos os mercados, isso também inclui a área da saúde.

Esse conceito foi criado com a ideia de unir objetos conectados à internet e suas atribuições, e essa integração vem trazendo novidades significativas para a saúde, auxiliando na aplicação de diagnósticos seguros e na melhor qualidade do tratamento médico.

 

Como a Internet das Coisas impacta a área da saúde?

Integrar dispositivos e tecnologias médicas a uma rede de comunicação são processos que tem impactando diretamente a medicina e toda a área da saúde, principalmente com a troca e coleta de informações, permitindo avaliar pesquisas e estudos para melhores resultados. Isso faz com que as tecnologias interajam entre si e resolvam problemas, sendo eficientes, sem a necessidade de ajuda humana no processo.

Um grande exemplo disso são os aplicativos móveis e dispositivos eletrônicos que podem conectar os dados dos pacientes a uma rede que permite que os médicos detectem tratamentos para possíveis doenças, como é o caso de relógios inteligentes.

Essas tecnologias também podem ser integradas a outros meios de computação de baixo custo, como a nuvem, big data, análise avançada e tecnologias móveis, permitindo um monitoramento contínuo do paciente e aumentando as informações do quadro clínico para um diagnóstico preciso.

 

Avanços na área da saúde devido à Internet das Coisas

Se antes era necessário colher inúmeros exames para tentar diagnosticar uma doença, com a IoT auxiliando a medicina é possível colher dados de forma rápida e fácil, aproximando atendimentos remotos e também melhorar a maneira de monitorar os pacientes, podendo encontrar e avaliar rapidamente uma ficha médica completa, garantindo mais assertividade nos diagnósticos.

Com o auxílio da tecnologia é possível que um exame seja realizado por profissionais especializados mesmo não estando no local, monitorar os pacientes pelos dispositivos, sensores e smartphones, e coletar informações em tempo real.

 

Benefícios da Internet das Coisas na área da saúde

Existem inúmeros exemplos de equipamentos médicos que contam com o auxílio da Internet das Coisas para captar dados e otimizar a rotina dos profissionais e dos pacientes, além das inúmeras vantagens que essa tecnologia disponibiliza, entre elas podemos citar:

  • Autonomia para o registro de informações;
  • Monitoramento do paciente sem interrupções;
  • Praticidade para compartilhar dados e informações;
  • Acesso a informações e pesquisas atualizadas sobre saúde;
  • Armazenamento dos dados coletados em nuvem;
  • Acesso ao histórico médico completo, possibilitando diagnósticos assertivos;
  • Autonomia do paciente para acessar informações;
  • Auxílio para adotar medidas preventivas e autocuidados.

Além disso, o acompanhamento em tempo real gerado pela tecnologia IoT permite a análise simultânea de todas as informações sobre o paciente, diminuindo o tempo que os profissionais da saúde precisam para analisar exames e outras necessidades do paciente. Também podemos incluir nessa lista a utilização de aparelhos digitais, que auxilia na geração de dados.

 

Como implantar Internet das Coisas na área da saúde?

Seja hospitais ou clínicas, é possível que novas tecnologias sejam adotadas para evoluir o atendimento aos pacientes e oferecer um suporte completo a todos os profissionais, com informações personalizadas conforme as necessidades do negócio.

Para isso, a TopDown disponibiliza há mais de três décadas, sistemas de auto nível de flexibilidade, oferecendo suporte completo, com treinamentos, consultoria e soluções sob medida, tudo com foco no cliente e no melhor desempenho possível.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *